Nota de pesar: Francisco Pedro Estrázulas Pereira de Souza

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) lamenta o falecimento do psicólogo Francisco Pedro Estrázulas Pereira de Souza, 91 anos, ocorrido na quinta-feira, 14/03, em Porto Alegre. O velório será no sábado, 16/3, das 11h às 17h, no Crematório Metropolitano (Av. Prof. Oscar Pereira, 584), capela 4.

Chico Pedro, como era conhecido por todos, foi o primeiro psicólogo a ter uma clínica particular em Porto Alegre e o primeiro profissional a ser nomeado pelo Governo do Estado. Graduado em Filosofia, aprofundou sua formação na área da Psicologia em universidades no exterior, como Universidade de Kansas e Universidade do Sul da Califórnia. Ao lado de sua esposa, Edela Lanzer Pereira de Souza, falecida em 2004, desempenhou importante função na implementação da formação de psicóloga/o e na consolidação da profissão. Sua atuação concentrou-se nas áreas de Psicologia Clínica, Organizacional e Escolar, destacando-se pela contribuição à dinâmica de grupos e às relações humanas. Foi um dos primeiros conselheiros do Conselho Federal de Psicologia, fundador da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul e integrante da Comissão de Psicoterapia do CRPRS.

Em 2012, nos 50 anos da regulamentação da profissão de psicóloga/o no Brasil, recebeu o Troféu Profissional Destaque - 50 anos da Psicologia, concedido pelo CRPRS após consulta à categoria.

Confira entrevista concedida ao CRPRS em 2012, para a revista EntreLinhas, edição 59

 

0
Seja o primeiro a comentar!
Escreva aqui seu comentário...