Por quê fazer Terapia?

A terapia é algo que ajuda (e muito) a otimizar nosso tempo e trabalhar melhor nossas emoções e sentimentos. Contudo, apesar de cada vez mais popular, a terapia ainda é permeada de tabus e nem todo mundo que deveria fazê-la a faz…

Dentre os principais motivos que afastam as pessoas da terapia está o medo de demonstrar vulnerabilidade, acreditar que se abrir é fraqueza, pensar que terá de encarar mudanças drásticas que não está preparado, achar que as outras pessoas próximas podem cumprir o mesmo papel do terapeuta, pensar não estar ‘tão mal assim’ e que terapia é coisa de louco!

Acontece que, na realidade, ninguém é destinado a sofrer e precisamos olhar para nossa saúde mental do mesmo modo que nos atentamos à saúde física. E nossos pensamentos e emoções são capazes de nos fazer adoecer fisicamente, se não cuidados.

Todos merecemos ter alguém que nos auxilie a enxergar determinada situação por outros ângulos, ter apoio e instrução para superar dificuldades aparentemente grandes demais para serem lidadas sozinha e o simples fato de poder falar abertamente sobre nossas angústias e anseios já nos faz melhor.

Através da terapia é possível, ainda: aprender a lidar com perdas, buscar o autoconhecimento, lidar com sentimentos com mais facilidade, encontrar o sentido da vida, lidar com a negatividade em excesso – bem como com o pessimismo, os problemas com sua autoimagem, as questões profissionais, os relacionamentos e os traumas.

Vale ressaltar que, durante uma sessão de terapia, você tem quase uma hora para falar abertamente e livre de culpas e críticas, pode falar e se ouvir dizendo seus problemas (algo que já ajuda a ver outros pontos da mesma história).

O papel do terapeuta não é, jamais, dizer que tudo vai ficar bem, nem promover diálogos competitivos que menosprezem seus sentimentos e emoções.

Deixe os preconceitos de lado e invista em sua saúde mental!

0
Saiba mais sobre Ana Kátia Sândalo Bossan
Sou a Psicóloga certa para ajudar você!Atendo On Line pelo celular ou computador, em qualquer lugar do mundo à um clique de você!Capacitada e treinada para lidar com qualquer tipo de desafio emocional que lhe preocupe ou lhe incomode, me coloco à disposição para lhe ajudar com o amor pela profissão e pela essência da alma humana.Habilidade em acolher, ouvir e intervir com carinho, respeito e cuidado para com seus valores, seu momento e sua hora.Psicóloga Clínica e Analista de Comportamento desde 2003.Treinamentos de Desenvolvimento Humano em qualquer área. Palestras e Treinamento de Liderança, Desenvolvimento Interpessoal e Motivacional.Terapia em grupo.Hipnoterapeuta desde 2017.Avaliação e Acompanhamento Psicológico pré e pós cirurgia Bariátrica. Formação em Clínica Analítico Comportamental. Graduada em Psicologia Bacharel e Formação de Psicólogo desde 2003. Se ainda assim você tiver alguma dúvida, entre em contato pelo whatsapp.Nosso código de ética e sigilo protege você! Kátia Bossan.Ana Katia Sandalo BossanCRP 06/92089Whatsapp 55 16 991208060
Seja o primeiro a comentar!
undefined
Escreva aqui seu comentário...