USE SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS AO SEU FAVOR

A primeira e principal sugestão para os momentos de crises sociais é procurar lembrar-se de suas próprias características pessoais e que tudo passa e que sempre haverá uma forma de vida que surgirá; ou seja, a criatividade e a paciência são as melhores condutas nos momentos de grande turbulência.

Lembre-se a ansiedade é uma emoção normal ao ser humano, e surge comumente ao enfrentarmos situações estressantes. O desconhecido assusta e nos traz muita ansiedade e muita preocupação. E preocupação nada mais é do que um aspecto do medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos. Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência.

Toda crise no primeiro momento temos a sensação (essa que estamos vivemos), na qual parece não haver saída. Mais pode acreditar sempre tem saída, por mais difícil que pareça. O nosso psiquismo criativo encontra modos de se adaptar e cria soluções para os problemas e impasses.

Vamos usar este momento como uma ótima oportunidade para refletir sobre prioridades nas nossas vidas e ainda pensar em novas formas de executar nosso trabalho. É necessário o fator tempo e um esforço para a superação do imediatismo. Manter a mente saudável é uma boa chance que mesmo com a crise se possa experimentar bem-estar psicológico e esperança.

Quando passamos por dificuldades construímos novas estruturas internas e nos tornamos mais fortes.

A atividade física, o sono adequado e a alimentação equilibrada são três fatores que não podem ser deixados de lado. Quem ainda não tem o habito de fazer exercícios, comece com 10 minutos diários e vai aumentando aos poucos, aproveite este momento para criar novos hábitos.

A qualidade dos nossos pensamentos também deve ser observada. Troque pensamentos negativos por pensamentos positivos. Sempre é possível fazer uma nova interpretação da situação, mais realista e menos catastrófica.

Os principais problemas psicológicos que acometem as pessoas durante as crises são o aumento da ansiedade, de sintomas depressivos, de estresse, uso de álcool, e até o suicídio. Devemos lembrar que todos estes sintomas estão presentes nas crises, mas não podem ser considerados resultados somente delas, pois dependem da estrutura psicológica de cada um.

As pessoas com crenças negativas tendem a ter recaída de depressão e de sintomas de ansiedade frente a instabilidade do ambiente e a insegurança que nos traz. A característica de qualquer crise psicológica é a perda de perspectiva de futuro e a incapacidade de uma retomada do passado.

Por mais que o cenário para muitos seja de pesadelo, nessa hora é de grande importância sonhar, ou seja, definir os objetivos e criar metas, pois eles é que farão com que se tenha foco para evitar o descontrole ou mesmo o desespero.

Se bater um desespero diante da situação, é melhor buscar suporte emocional da rede de apoio social, ou seja, na família e nos amigos. São essas conexões que vão reduzir o sofrimento psicológico desse momento tão duro.

0
Saiba mais sobre DAISIMAR SAMPAIO
Seja bem-vindo ao meu site.Eu sou Daisimar Sampaio. Sou psicóloga especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e Educação Especial e Inclusiva com ênfase em neurociência e aprendizagem.Vivo a vida com Paixão.Minhas principais áreas de atuação são como psicoterapeuta, educadora e palestrante. Como Psicóloga e educadora presenciei pais perdidos na educação dos seus filhos; com dificuldades em colocar limites e dar autonomia ao mesmo tempo.O espaço “............” está aberto para juntos buscarmos algumas alternativas e conhecimentos para certas dificuldades encontradas em nossa caminhada.A Terapia Cognitiva Comportamental em minha vida fundamenta a área que hoje atuo.Aprendi que os pais que se acham impotentes perante seus filhos, já fizeram o que lhes cabia fazer. O fato de você ser mãe/pai não quer dizer que "tem" sempre que fazer algo mais.Devemos pensar no que é controlável e no que não é controlável. O que nos deixa perdidos é o desejo de controlar o incontrolável. Através da TCC aprendemos a ficar mais tranquilos diante dos obstáculos da vida.Se precisar, entre em contato comigo. Estou pronta para auxiliá-lo no que for preciso.
Seja o primeiro a comentar!
undefined
Escreva aqui seu comentário...